sexta-feira, 8 de abril de 2011

III TEMA INTEGRADOR- SEXUALIDADE E RESPONSABILIDADE.



A sexualidade é um campo muito amplo da vida de um indivíduo e vai muito além do sexo, daí sua importância à vida. Em tese seria o uso do corpo para se conhecer, descobrir as necessidades prazerosas e afetiva a caminho de uma vida feliz e plena. É basicamente a busca do prazer em suas diversas formas, jeitos e maneiras para obter ou expressas prazer, e essa busca de prazer irá variar de pessoa para pessoa, levando em conta o momento de cada indivíduo.

Muitas vezes se confunde o conceito de sexualidade com o do sexo propriamente dito. É importante salientar que um não precisa vir acompanhado do outro.
Cabe a cada um decidir qual o momento propício para que esta sexualidade se manifeste de forma física e seja compartilhada com o parceiro(a) através do sexo que é uma das suas formas de se chegar à satisfação desejada.
A mulher contemporânea exerce diversos papéis na sociedade, trabalha para ter satisfação pessoal e financeira, é mãe, dona de casa, consumidora, procupa-se com a aparência, engravida, amamenta, entra na menopausa. São diversas situações em que a sexualidade fica confusa e muitas vezes torna-se um problema.

A gravidez, a amamentação e a menopausa são períodos delicados na sexualidade feminina. Muitas mulheres ficam abaladas física e emocionalmente, se sentindo menos sensuais e sexualmente atrativa.

É possível perceber que a abordagem da sexualidade deve ir além das informações sobre anatomia e funcionamento do corpo, ou seja, sexualidade inclui todas as formas como as pessoas expressam sua busca pelo prazer.

O corpo sente, pensa e expressa. Seja através do olhar, da forma de ouvir, do falar, enfim em todos os gestos exprimimos os nossos sentimentos, isto é, são expressões corporais do nosso estado de espírito.

Do mesmo modo, a sexualidade também é uma forma de expressão corporal da nossa capacidade de amar, de entregar à outra pessoa e receber a sua entrega.
A sexualidade é constituida de todos os sentimentos, pois somos capazes de sentir e expressar sentimentos de alegria, tristeza, amor, ódio, solidariedade, egoísmo, desejo, etc. A sexualidade é para ser usufruida com responsabilidade, respeito, prazer e carinho com o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário